Pneus
A função básica do pneu é reter o ar sob pressão, para suportar o peso total do veículo, transmitindo tração e direção. Para sua segurança, é muito importante examinar os pneus semanalmente quanto à calibragem (o estepe, mensalmente ou antes de viajar) e desgastes, olhando-os sempre pela parte que entra em contato com o solo, ou seja: a banda de rodagem. Se houver inchaços (bolha) ou cortes nas laterais , provavelmente causados por impactos em buracos ou guias, troque-os imediatamente. Caso haja desgastes só em um pneu ou em partes diferentes, peça verificação da suspensão e alinhamento. Ao efetuar a troca, siga as especificações (tipos e medidas) recomendadas pelo fabricante do veículo. A parte do pneu que está em contato com o solo é a banda de rodagem, seus variados desenhos definirão os benefícios que o pneu pode proporcionar ao usuário. Portanto, ao optar pela troca de pneus, é importante saber as condições climáticas, de solo ou peso que serão usados os pneus.
A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa do motorista. Para isso vamos orienta-lo sobre limite de segurança, baixa pressão e conseqüências de seu excesso, e dicas importantes para o seu rodízio de pneus.
• Limite de segurança dos pneus
O desgaste máximo do seu pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser multado ou até apreendido.
Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Basta vistoriar bem o pneu periodicamente.
Veja as implicações do uso de pneus abaixo do limite:
1 - Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca
2 - O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca
3 - Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas
4 - Aumenta o risco de estouros
• Manutenção Mecânica
Vários componentes mecânicos do veículo podem interferir na quilometragem dos pneus, ocasionando também desgastes prematuros e insegurança.
Amortecedores ou molas, freios, rolamentos, eixos e rodas agem diretamente sobre os pneus.
Deve-se alinhar o veículo quando sofrer impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado, ou a cada 8.000 km.
• Rodízio de pneus
O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência. Proporciona também melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
• Pressão dos Pneus
Baixa pressão
O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
- Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
– Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
– Maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento)
– Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
– Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
– Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
– Eventual quebra circunferencial da carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
– Eventual bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem (gerada por calor e alastrada por flexão e atrito)
– Eventual desagregação da rodagem (iniciada geralmente pelos ombros, onde o calor se acumula mais)
– Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
- Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
- Maior propensão a estouros por impacto (menor absorção)
- Maior facilidade de penetração (rodagem mais rígida)
- Veículo mais duro (menor absorção).
• Sobrecarga
A sobrecarga se dá quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado, comprometendo a quilometragem do mesmo e aumentando os riscos de estouro ou alterações estruturais importantes.
A função básica do pneu é reter o ar sob pressão, para suportar o peso total do veículo, transmitindo tração e direção. Para sua segurança, é muito importante examinar os pneus semanalmente quanto à calibragem (o estepe, mensalmente ou antes de viajar) e desgastes, olhando-os sempre pela parte que entra em contato com o solo, ou seja: a banda de rodagem. Se houver inchaços (bolha) ou cortes nas laterais , provavelmente causados por impactos em buracos ou guias, troque-os imediatamente. Caso haja desgastes só em um pneu ou em partes diferentes, peça verificação da suspensão e alinhamento. Ao efetuar a troca, siga as especificações (tipos e medidas) recomendadas pelo fabricante do veículo. A parte do pneu que está em contato com o solo é a banda de rodagem, seus variados desenhos definirão os benefícios que o pneu pode proporcionar ao usuário. Portanto, ao optar pela troca de pneus, é importante saber as condições climáticas, de solo ou peso que serão usados os pneus.
A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa do motorista. Para isso vamos orienta-lo sobre limite de segurança, baixa pressão e conseqüências de seu excesso, e dicas importantes para o seu rodízio de pneus.
• Limite de segurança dos pneus
O desgaste máximo do seu pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser multado ou até apreendido.
Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Basta vistoriar bem o pneu periodicamente.
Veja as implicações do uso de pneus abaixo do limite:
1 - Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca
2 - O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca
3 - Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas
4 - Aumenta o risco de estouros
• Manutenção Mecânica
Vários componentes mecânicos do veículo podem interferir na quilometragem dos pneus, ocasionando também desgastes prematuros e insegurança.
Amortecedores ou molas, freios, rolamentos, eixos e rodas agem diretamente sobre os pneus.
Deve-se alinhar o veículo quando sofrer impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado, ou a cada 8.000 km.
• Rodízio de pneus
O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência. Proporciona também melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
• Pressão dos Pneus
Baixa pressão
O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
- Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
– Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
– Maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento)
– Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
– Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
– Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
– Eventual quebra circunferencial da carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
– Eventual bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem (gerada por calor e alastrada por flexão e atrito)
– Eventual desagregação da rodagem (iniciada geralmente pelos ombros, onde o calor se acumula mais)
– Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
- Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
- Maior propensão a estouros por impacto (menor absorção)
- Maior facilidade de penetração (rodagem mais rígida)
- Veículo mais duro (menor absorção).
• Sobrecarga
A sobrecarga se dá quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado, comprometendo a quilometragem do mesmo e aumentando os riscos de estouro ou alterações estruturais importantes.
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