segunda-feira, 13 de junho de 2011

Direção defensiva

Como enfrentar um alagamento?


alagamento
A recomendação é unânime. O melhor mesmo é evitar atravessar trechos alagados e esperar a água baixar. Mas existem as dicas básicas caso seja inevitável encarar as enchentes com o carro.
Primeiro, uma análise visual da situação. Se a água cobriu mais da metade da roda dos carros, a travessia torna-se muito arriscada.
Para encarar a água, por sua vez, o ideal é engatar uma marcha baixa (primeira ou segunda), manter a aceleração constante, uma velocidade máxima de 15 km/h e, de preferência manter as rotações entre 2.500 e 3 mil giros. De forma alguma trocar de marcha, ou reduzir e depois acelerar. Essas mudanças podem gerar ondas e o sistema aspirar água.
Depois de atravessar a enchente, é bom ficar atento aos freios. A água pode encharcar pastilhas e lonas de freio, prejudicando a eficiência da frenagem em um primeiro momento. Por isso, recomenda-se trafegar em baixas velocidades e frear de forma constante o veículo. “O que deve ser feito é pisar no freio levemente, sem frear totalmente o carro, para aquecer o disco e as lonas, por uns 40 ou 50 metros. Esta prática limpa, inclusive, a sujeira acumulada no disco e lonas”.



Época de neblina exige atenção redobrada do motorista


Fenômeno comum nesta época de frio a neblina é um fenômeno climatológico que preocupa muito os motoristas que vivem nas estradas ou saem muito cedo de casa.
Nesta época, quando as manhãs são mais nebulosas, há a necessidade de atenção redobrada, e a iluminação dos faróis deve estar regulada para garantir melhor visibilidade,neblina2 que com a neblina pode chegar a menos de mil metros.
Confira algumas dicas para dirigir com segurança:
1-) Veículos que não contam com o auxílio dos faróis de neblina devem manter acesos o facho baixo do farol principal. Isto garante a sua segurança e a do motorista que vem no sentido contrário.
2-) Os veículos que possuem os faróis de neblina, o correto é mantê-los acesos juntamente com as lanternas.
3-) Não usar farol alto





Ajuste corretamente o espelho retrovisor do carro


Saber ajustar corretamente os espelhos retrovisores - principalmente os laterais - já é um bom começo para se livrar de sérios acidentes no trânsito,retrovisor6 especialmente quando envolvem pedestres ou motocicletas.
Confira uma tática boa para garantir o posicionamento correto, garantindo uma direção segura, evitando o chamado “ponto cego”:
O mais correto é colocar duas referências de cada lado do carro para usar como base. Pegue um cone (ou algo similar) e peça para alguém movê-lo em direção à dianteira do veículo e também para o lado de fora. De preferência, coloque também uma vassoura dentro do cone, isso facilita o ajuste, caso contrário seu acerto vai mostrar mais chão do que outros veículos ao seu redor.
Faça isso dos dois lados e posicione o retrovisor de forma a visualizar o mínimo do cone ou da vassoura - se aparecer uma pontinha do cone (parte inferior), melhor -, mas também uma parte do seu automóvel, mesmo que seja um cantinho. É trabalhoso, mas vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário